CONSELHO
FEDERAL DE PSICOLOGIA
CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONCESSÃO DO TÍTULO DE
ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA E SEU RESPECTIVO REGISTRO
EDITAL CFP Nº 03/2008
O
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, tendo em vista a Resolução CFP nº 13/07, TORNA
PÚBLICA a realização de Concurso de Provas e Títulos para Concessão do Título de
Especialista em Psicologia e seu respectivo registro, mediante condições
estabelecidas neste edital.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O
Concurso de Provas e Títulos será regido por este edital e executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade
Social.
1.2
As provas serão realizadas nas seguintes cidades: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo
Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO),
João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio
de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
2. ESPECIALIDADES
NEUROPSICOLOGIA |
PSICOLOGIA JURÍDICA |
PSICOLOGIA CLÍNICA |
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
E DO TRABALHO |
PSICOLOGIA DO ESPORTE |
PSICOLOGIA SOCIAL |
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO |
PSICOMOTRICIDADE |
PSICOLOGIA ESCOLAR E
EDUCACIONAL |
PSICOPEDAGOGIA |
3. DOS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS
3.1 O candidato deverá ser psicólogo com mais de 2 (dois) anos de
inscrição em Conselho Regional de Psicologia, contínuos ou intermitentes, contados até a data de realização da
prova, e estar em pleno gozo dos seus direitos, ou
seja:
I – não estar com o
pagamento das anuidades interrompido temporariamente, de acordo com o Art. 16,
da Resolução CFP nº 03/07;
II – não estar com sua
inscrição cancelada, conforme estabelece o Art. 11 da Resolução CFP nº 03/07;
III – não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação
ou inadimplente em relação à pena de multa em processo ético, conforme
estabelecem os incisos II, IV e V, do Art. 27, da Lei nº 5.766/71; e
IV – estar adimplente com
relação às anuidades dos exercícios anteriores, de acordo com o Art. 89, da
Resolução CFP nº 03/07.
3.2 O candidato deverá ter
prática profissional na especialidade requerida, a ser comprovada conforme
indicado nos subitens 3.2.1, 3.2.2 e 3.2.3, pelo período mínimo de 2 (dois)
anos, de acordo com as especificações a seguir, em cumprimento ao disposto no
artigo 11 da Resolução CFP nº 13/07.
3.2.1 No caso de profissional com vínculo empregatício,
constitui documento obrigatório a declaração do empregador (pessoa jurídica),
em que deverá constar:
I – identificação do empregador com número do
CNPJ e endereço completo;
II – identificação do signatário, que deverá ser
responsável legal pelo registro de funcionários, com a citação do cargo que
ocupa, ou que ocupou, e número de inscrição no CPF;
III – função exercida, com a descrição das atividades e a
indicação do período em que foram realizadas pelo requerente; ou
IV – atividade de supervisão na especialidade requerida e o
período dessa atividade, ratificada pelo responsável direto pelo curso e
acompanhada do programa da disciplina de estágio, no caso dos psicólogos que
comprovarão a experiência profissional por meio da supervisão de estágio em
cursos regulares de graduação e pós-graduação em psicologia.
3.2.2 No caso de profissional autônomo, deverá
apresentar os documentos abaixo relacionados para a comprovação do exercício
profissional durante o período de, pelo menos, dois anos:
I – prova de inscrição no INSS e na Secretaria
da Fazenda Municipal (ISS), durante todo o período;
II – declaração de três psicólogos regularmente
inscritos nos Conselhos Regionais de Psicologia há, pelo menos, cinco anos,
atestando o exercício profissional do requerente, na especialidade, durante o
período, com dedicação exclusiva ou como atividade claramente principal, devendo constar, necessariamente, a
identificação do declarante com o número de inscrição profissional no CRP,
número de inscrição no CPF e endereço completo; e
III – pelo
menos um documento complementar, entre os abaixo discriminados:
a) declaração do CRP atestando que atuou como
responsável técnico por pessoa jurídica regularmente registrada ou cadastrada;
b) pelo menos duas declarações ou cópias
contratuais de consultorias realizadas na área da especialidade;
c) declaração de vinculação pessoal à sociedade
científica, associativa ou de formação, legalmente estabelecida por cinco anos
e que tenha objetivos estatutários ligados à área, na qualidade de membro,
aluno, docente ou associado;
d) declaração da condição de conveniado na
especialidade, com planos de saúde ou organizações de seguridade social, regularmente
registrados, com remuneração direta por parte do plano, especificado o tempo e
o volume anual de serviços prestados;
e) declaração de atividade docente de supervisão
de atividade prática, em curso de Psicologia em instituição de ensino superior,
reconhecida pelo MEC, por período de 2
(dois) anos, em disciplina ligada à área da especialidade;
f) outros documentos que o profissional
considere suficientes para atestar a inequívoca especialidade no efetivo
exercício profissional, cuja aceitabilidade dependerá de parecer da Comissão de
Análise para a Concessão do Título Profissional de Especialista do Conselho
Regional.
3.2.3
Atividade voluntária comprovada na
especialidade exercida por pelo menos dois
anos, contínuos ou intermitentes atestada por instituição. Constitui
documento obrigatório a declaração da instituição (pessoa jurídica), em que
deverá constar:
I – identificação da instituição com número do
CNPJ e endereço completo;
II – identificação do signatário, que deverá ser
responsável legal pelo registro de funcionários, com a citação da função que
ocupa, ou que ocupou, e número de inscrição no CPF;
III – função exercida, com a descrição das
atividades e a indicação do período em que foram realizadas pelo requerente;
IV – esta modalidade dispensa a apresentação de
comprovantes de INSS e ISS.
4. DA INSCRIÇÃO NO CONCURSO
4.2 São condições para inscrição:
a) ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou
gozar das prerrogativas previstas no art. 12 da Constituição Federal e demais
disposições de lei, no caso de estrangeiros;
b) ter, na data de encerramento das inscrições, idade mínima
de 18 (dezoito) anos completos;
c) estar em dia com as obrigações
eleitorais;
d) se do sexo masculino, estar em dia
com as obrigações militares;
e) declarar, no requerimento da inscrição, que possui os
requisitos exigidos para o título pretendido e que conhece e aceita as normas
constantes deste Edital.
f) estar com o CPF
regularizado; e
g) não registrar
antecedentes criminais.
4.3
Para efetivar sua inscrição,
é imprescindível que o candidato possua número de Cadastro de Pessoa Física
(CPF) regularizado.
4.3.1 O candidato que não possuir CPF deverá
solicitá-lo nos postos credenciados: Banco do Brasil, Caixa, Correios ou
Receita Federal, em tempo de conseguir o registro e o respectivo número antes
do término do período de inscrições.
4.3.2 Terá sua inscrição cancelada e será
automaticamente excluído do Concurso Público o candidato que utilizar o CPF de
outra pessoa.
5. DAS INSCRIÇÕES VIA INTERNET
5.1
Da Inscrição via internet
5.1.1 Período: das 10h de 10/09/2008 às 12h
de 10/11/2008, considerando-se o horário de Brasília.
5.2.2 Site:
www.quadrix.org.br
5.2 O INSTITUTO
QUADRIX não se responsabiliza por solicitação de inscrição via internet e não recebida por motivos de
ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das
linhas ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de
dados.
5.3 Após o preenchimento do formulário
eletrônico, o candidato deverá imprimir o documento correspondente ao pagamento
da taxa de inscrição. Este será o seu registro provisório de inscrição.
5.3.1
O pagamento da taxa
de inscrição feita pela internet deverá
ser efetuado em qualquer estabelecimento da rede bancária, no horário de
expediente bancário, até o dia 10 de
novembro de 2008, com o boleto bancário impresso (não será aceito pagamento por meio de
depósito em conta ou agendamento).
5.3.2
O INSTITUTO QUADRIX, em nenhuma hipótese,
processará qualquer registro de pagamento com data posterior ao dia 10 de novembro de 2008.
5.3.3
As solicitações de
inscrições realizadas com pagamento após esta data não serão acatadas.
5.3.4
O candidato terá sua
inscrição homologada somente após o recebimento, pelo INSTITUTO QUADRIX, através do banco, da confirmação do pagamento de
sua taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00 (cento e
cinqüenta reais).
5.3.5. No caso de pagamento da taxa de
inscrição ser feito com cheque bancário, que venha a ser devolvido por qualquer
motivo, o INSTITUTO QUADRIX
reserva-se o direito de tomar as medidas legais cabíveis, acarretando no
cancelamento automático da inscrição.
5.4 O
descumprimento das instruções para inscrição via internet implicará a não efetivação da inscrição.
5.5 O
comprovante de inscrição estará disponível no site: www.quadrix.org.br,
a partir de 21 de novembro de 2008,
sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.
5.5.1
Em caso de não confirmação
de inscrição, o candidato deverá entrar em contato com o Instituto Quadrix por meio do telefone: (61) 3963.4717,
de segunda à sexta-feira, no horário das 9h às 17h.
5.6 Não
haverá, em hipótese alguma, devolução da importância paga, objeto da inscrição
do candidato.
5.7
Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja
qual for o motivo alegado.
5.8 Não será aceita inscrição por via postal, fac-símile, condicional
ou fora do período estabelecido neste Edital. Será cancelada a inscrição se for
verificado, a qualquer tempo, o não atendimento a todos os requisitos
estabelecidos neste Edital.
5.9 O deferimento da inscrição dar-se-á mediante o correto
preenchimento da ficha de inscrição, a assinatura do candidato no requerimento
de inscrição e o pagamento da taxa de inscrição.
5.10 Não deverá ser enviado ao Conselho Federal de Psicologia ou ao
Instituto Quadrix qualquer cópia de documento de identidade.
6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO
6.1 No ato de inscrição, o
candidato deverá indicar sua opção de especialidade e a cidade em que realizará
a prova objetiva e discursiva, indicadas nos itens 1 e 2, respectivamente.
6.2 Não será aceita
solicitação de alteração de opção de especialidade para a realização da prova.
6.4 Antes de efetuar a
inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e verificar se preenche todos
os requisitos exigidos para a certificação.
6.5 O comprovante de inscrição
deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização
da prova.
6.6 Os candidatos portadores de
deficiência ou de necessidades especiais, que necessitarem de prova Braille ou
ampliada ou de quaisquer condições especiais, deverão requerê-la durante o período de inscrição,
pessoalmente ou via SEDEX, ao Instituto Quadrix, no seguinte endereço: CLN 113,
Bloco C, Salas 109 e 110, Asa Norte, CEP 70.763-530 – Brasília-DF. Os
candidatos que não o fizerem até o término da inscrição, por qualquer motivo,
não poderão ser atendidos.
6.6.1 A solicitação de condições especiais
será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.
6.6.2 A não solicitação de
condições especiais no ato de inscrição implica a sua não concessão no dia de
realização da prova.
6.7 As informações prestadas na
solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo
o Conselho Federal de Psicologia do direito de excluir do Concurso aquele que
não preencher o formulário de forma completa, correta e legível e/ou que
fornecer dados comprovadamente inverídicos.
6.8 O candidato deverá
declarar na solicitação de inscrição que tem ciência e aceita que, caso seja
habilitado, deverá entregar ao Conselho Regional de Psicologia em que estiver
inscrito os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos no subitem 3.2
deste edital para efeito da concessão e registro do Título de Especialista em
Psicologia, no prazo de 1 (um) ano, a contar da data de divulgação do resultado
final do Concurso Público.
6.9 Não serão aceitas as
solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste
edital, sendo que, no ato da inscrição, o candidato deverá declarar que conhece
e aceita os termos do presente edital.
7. DAS PROVAS DO CONCURSO
7.1 O Concurso constará de
prova objetiva, discursiva e de títulos, de caráter eliminatório e
classificatório. A prova objetiva será composta de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, com 5 (cinco)
alternativas cada e a prova discursiva será composta de 4 (quatro) questões, conforme segue:
1ª Fase – Provas Objetiva e Discursiva |
|||
PROVAS |
N° de questões |
Peso |
Valor |
Objetiva |
40 |
1,5 |
60 pontos |
Discusiva |
4 |
10 |
40 pontos |
Total
das Provas |
44 |
- |
100 pontos |
2ª Fase – Prova de Títulos |
|||
Prova de Títulos |
- |
- |
20 pontos |
7.2 As provas objetiva e discursiva
avaliarão habilidades que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo
compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, valorizando a capacidade
de raciocínio, de acordo com o item 13 – DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO.
7.4 As questões da prova
discursiva abordarão situações-problema relativas à prática profissional da
especialidade requerida.
7.4.1 Na avaliação da parte
discursiva, serão considerados o domínio do conhecimento teórico-prático, o
emprego adequado da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de
argumentação teórico-metodológica e o uso correto do vernáculo.
7.5 As provas serão realizadas
nas cidades citadas no item 1.2.
7.7. Os eventuais erros de digitação de
nome, número de documento de identidade, sexo, data de nascimento e outros
deverão ser corrigidos somente no dia das respectivas provas em formulário
específico, que será entregue na sala de prova.
7.8.
Não serão fornecidas,
por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização
das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os
comunicados a serem divulgados no site:
www.quadrix.org.br.
7.11 Eventualmente, se, por qualquer que
seja o motivo, o nome do candidato não constar do Edital de Convocação, deverá
acessar o site: www.quadrix.org.br ou entrar em contato com o Instituto Quadrix,
nos telefones: (61) 3963.4717 / 4718, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h,
para verificar o ocorrido.
7.11.1 Ocorrendo o caso constante deste item,
poderá o candidato participar do Concurso e realizar a prova, se apresentar o
respectivo comprovante de pagamento, efetuado nos moldes previstos neste
Edital, devendo, para tanto, preencher, no dia da prova, formulário específico.
7.11.2 A inclusão de que trata este item será
realizada de forma condicional, sujeita à posterior verificação da regularidade
da referida inscrição.
7.11.3 Constatada eventual irregularidade na
inscrição, a inclusão do candidato será automaticamente cancelada, sem direito
à reclamação, independentemente de qualquer formalidade, considerados nulos
todos os atos dela decorrentes.
7.12 O candidato deverá comparecer ao local
designado para a realização das provas com antecedência mínima de 1 (uma) hora
do horário fixado para o seu início, munido de caneta de tinta azul ou preta,
de confirmação da inscrição e do documento de identidade original.
7.13 Não será admitido ingresso de
candidatos nos locais de realização das provas após o horário fixado para o seu
início.
7.14 Não haverá segunda chamada
para a realização das provas. O não comparecimento para realização das provas
implicará a eliminação automática do candidato.
7.15 Não será aplicada prova, em hipótese
alguma, fora da data, do local e do espaço físico predeterminados em edital.
7.16 Serão considerados documentos de
identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de
Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de
Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelo órgão fiscalizador de exercício
profissional (Conselhos Regionais de Psicologia); passaporte; certificado de
reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais
expedidas por órgão público que, por força de lei federal, valham como
identidade; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação (somente o
modelo novo, com foto).
7.16.1 Caso o candidato esteja
impossibilitado de apresentar, no dia de realização da prova, documento de
identidade original, por motivo de
perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado documento que ateste o registro
da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.
7.16.2 Não serão aceitos como
documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais,
carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras
funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis
e/ou danificados.
7.16.3 Não será aceita cópia de
documento de identidade, ainda que autenticada.
7.17 Por ocasião da realização
das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no subitem
7.16 deste edital, será automaticamente excluído do Concurso.
7.18 No dia de realização das provas, não
será permitido ao candidato entrar ou permanecer no local do exame com armas,
ainda que possua o respectivo porte, ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc.), ou estiver fazendo uso de boné
ou chapéu. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do
candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.
PROVA OBJETIVA
7.20.1 No ato da realização da prova
objetiva, serão fornecidos o Caderno de Questões e a Folha Definitiva de
Respostas.
7.20.2 O candidato somente poderá retirar-se
do local de realização da prova levando o caderno da prova objetiva, após 4 (quatro) horas do seu início.
7.20.3 O candidato deverá transcrever as
respostas na Folha de Respostas, com caneta de tinta azul ou preta, bem como
assinar no campo apropriado, que será o único documento válido para a correção
da prova. O preenchimento da Folha de Respostas será de inteira
responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as
instruções específicas contidas neste edital e na Folha de Respostas. Em
hipótese alguma haverá substituição da Folha de Respostas por erro do
candidato.
7.20.4 Não será permitido que as marcações na Folha de Respostas sejam
feitas por outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado
condição especial para esse fim. Nesse caso, se necessário, o candidato será
acompanhado por um fiscal do Instituto Quadrix devidamente treinado.
PROVA DISCURSIVA
7.21.1
Para a realização da prova discursiva o candidato receberá o Caderno de
Questões, no qual redigirá as respostas com caneta de tinta azul ou preta. A
prova deverá ser feita em letra legível, não sendo permitida a interferência
e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha
solicitado condição especial para esse fim. Nesse caso, o candidato será
acompanhado por um fiscal do Instituto Quadrix, devidamente treinado, que
deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais
gráficos de pontuação. A prova deverá ser manuscrita, não podendo ser assinada,
rubricada ou conter, em outro local que não seja o cabeçalho das folhas de
texto definitivo, qualquer palavra ou marca que o identifique, sob pena de ser
anulada. Assim, a detectação de qualquer marca identificadora no espaço
destinado à transcrição do texto acarretará a anulação da prova e a conseqüente
eliminação do candidato do Concurso.
7.21.2 Será anulada a prova que contenha qualquer elemento que permita a
identificação do candidato.
7.21.3 Ao final da prova o candidato entregará o Caderno de Questões ao
fiscal da sala.
7.22 Terá sua prova anulada e será
automaticamente eliminado do Concurso o candidato que, durante a realização das
provas:
a) usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para
a sua realização;
b) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a
execução da prova;
c) utilizar-se de livros, máquinas de calcular
e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem
expressamente permitidos, telefone celular, gravador, receptor, pagers,
notebook e/ou equipamento similar e/ou que se comunicar com outro candidato;
d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da
equipe de aplicação da prova, as autoridades presentes e/ou os candidatos;
e) fizer anotação de informações relativas às
suas respostas no comprovante de inscrição e/ou em qualquer outro meio, que não
os permitidos;
f) recusar-se a entregar o material da prova ao
término do tempo destinado para a sua realização;
g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o
acompanhamento de fiscal;
h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo,
portando a folha de respostas;
i) descumprir as instruções contidas no caderno
de prova,
j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos
trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;
k) utilizar ou tentar utilizar meios
fraudulentos, para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa
do Concurso.
7.23 Se, a qualquer tempo, for
constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter o
candidato utilizado processos ilícitos, sua prova será anulada e ele será
automaticamente eliminado do Concurso.
7.24 Não haverá, por qualquer
motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em virtude de
afastamento de candidato da sala de prova.
7.25
No dia de realização da prova, não serão fornecidas, por qualquer membro da
equipe de aplicação da prova e/ou pelas autoridades presentes, informações
referentes ao conteúdo da prova e/ou aos critérios de avaliação.
PROVA DOS TÍTULOS
8.1 Os
documentos para a Prova de Títulos deverão ser postados, VIA SEDEX, no período
de 08/12 a 12/12/08, para o Instituto
Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social, no endereço: CLN 113, Bloco C, Salas 109
e 110, Asa Norte, CEP 70.763-530 – Brasília-DF.
8.1.1 Para efeito de prazo de
encaminhamento por SEDEX, será considerada a data do carimbo de postagem nos
Correios.
8.1.2 Após a postagem via SEDEX, o candidato deverá enviar obrigatoriamente o comprovante dos
Correios para os números de fax: (61) 3963.4717 / 4718, constando o número do
SEDEX, o nome do candidato e o número de inscrição.
8.2 Não serão
considerados os documentos para a Prova de Títulos apresentados fora do prazo,
local e horários estabelecidos neste Edital, ou sem assinatura, ou sem carga
horária ou sem a carga horária mínima, ou em desacordo com o disposto neste
Edital.
8.3 Os documentos dos títulos
não serão devolvidos ao candidato.
8.4 Somente serão aceitos os títulos
a seguir relacionados, expedidos até a data da entrega, observadas as condições
previstas neste edital.
QUADRO
DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS |
ALÍNEA A |
|
Certificado de Curso de Extensão
na área da especialidade requerida, presencial ou a distância, com duração
mínima compreendida entre 80 e 120 horas, realizado em Instituição de Ensino
Superior, pública ou privada, reconhecida pelo MEC. |
|
VALOR
DE CADA TÍTULO |
1 |
PONTUAÇÃO
MÁXIMA |
3 |
ALÍNEA B |
|
Certificado de Curso de
Especialização na área da especialidade requerida, com duração mínima de 360
horas, realizado em Instituição de Ensino Superior, pública ou privada,
reconhecida pelo MEC. |
|
VALOR
DE CADA TÍTULO |
2 |
PONTUAÇÃO
MÁXIMA |
2 |
ALÍNEA C |
|
Certificado de Curso de
Especialização na área da especialidade requerida, com duração mínima de 500
horas, realizado em Instituição de Ensino Superior, pública ou privada,
reconhecida pelo MEC. |
|
VALOR DE
CADA TÍTULO |
4 |
PONTUAÇÃO
MÁXIMA |
4 |
ALÍNEA D |
|
Certificado de Curso de
Especialização em área afim à área da especialidade requerida, com duração
mínima de 500 horas, realizado em Instituição de Ensino Superior, pública ou privada,
reconhecida pelo MEC ou credenciado pelo CFP. |
|
VALOR
DE CADA TÍTULO |
3 |
PONTUAÇÃO
MÁXIMA |
3 |
ALÍNEA E |
|
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de Mestrado na área da especialidade requerida. |
|
VALOR
DE CADA TÍTULO |
5 |
PONTUAÇÃO
MÁXIMA |
5 |
ALÍNEA F |
|
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de Doutorado na área da especialidade requerida. |
|
VALOR
DE CADA TÍTULO |
6 |
PONTUAÇÃO
MÁXIMA |
6 |
ALÍNEA G |
|
Diploma, devidamente registrado,
de conclusão de Mestrado ou Doutorado em área afim à área da especialidade
requerida. |
|
VALOR
DE CADA TÍTULO |
3 |
PONTUAÇÃO
MÁXIMA |
3 |
ALÍNEA H |
|
Comprovação de ser membro
de Associação / Entidade Nacional da área da especialidade. |
|
VALOR
DE CADA TÍTULO |
1 |
PONTUAÇÃO
MÁXIMA |
1 |
ALÍNEA I |
|
Experiência profissional
superior a dois anos na área da especialidade requerida, nos moldes da
Resolução CFP nº 13/2007 ou atividade voluntária superior a dois anos na área
da especialidade requerida, nos moldes requeridos no item 3.2.3 deste edital.
Não será considerada fração de ano. |
|
VALOR
DE CADA TÍTULO |
5 por ano |
PONTUAÇÃO
MÁXIMA |
20 |
ALÍNEA J |
|
Publicação de livro de
autoria ou de co-autoria do candidato, referente à área da especialidade
requerida, com comissão editorial. |
|
VALOR
DE CADA TÍTULO |
2 |
PONTUAÇÃO
MÁXIMA |
4 |
ALÍNEA K |
|
Publicação de capítulo/artigo
de livro de autoria ou de co-autoria do candidato, referente à área da
especialidade requerida, com comissão editorial. |
|
VALOR
DE CADA TÍTULO |
1 |
PONTUAÇÃO
MÁXIMA |
2 |
8.6 Para a entrega
dos títulos, o candidato deverá preencher e assinar relação, de acordo com o
modelo a ser disponibilizado no site:
www.quadrix.org.br, no qual indicará a quantidade de títulos apresentados. Juntamente
com essa relação deve ser apresentada uma cópia, autenticada em cartório, de cada título declarado. As cópias
apresentadas não serão devolvidas em hipótese alguma.
8.7 Não serão consideradas, para efeito de pontuação, as cópias
não-autenticadas em cartório.
8.8 Os certificados de
conclusão de cursos de pós-graduação em nível de aperfeiçoamento ou de
especialização deverão conter a carga horária, sob pena de serem
desconsiderados.
8.8.1 Para comprovação de
conclusão de curso de pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado deve ser
apresentado diploma, devidamente registrado, expedido por instituição oficial
ou reconhecida.
8.8.2 Para os casos previstos
nas alíneas e, f e g, não serão aceitas
declarações ou atestados de conclusão das respectivas disciplinas.
8.9 Todo documento expedido em
língua estrangeira somente será considerado quando traduzido para a Língua
Portuguesa por tradutor juramentado.
8.9.1 Os documentos de conclusão
de curso expedidos em língua estrangeira deverão estar, também, revalidados por
instituição de ensino superior no Brasil.
8.10.1 Não serão aceitas
publicações em mídia eletrônica.
8.10.2 Trabalhos publicados sem o
nome do candidato deverão ser acompanhados de documento emitido pelo editor ou
dirigente do órgão editor, atestando a autoria.
8.10.3 Dissertações/teses de
mestrado e de doutorado não serão consideradas como trabalhos publicados para
efeito de contagem de pontos.
8.11 Para efeito de pontuação,
cada título será considerado uma única vez.
9. DO JULGAMENTO DAS PROVAS E HABILITAÇÃO
9.2 Será considerado
habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver, no mínimo, 30 (trinta)
pontos.
9.3 Não será acatada, em
hipótese alguma, solicitação, pelo candidato, de vistas de prova.
9.4 O candidato que não
atingir o mínimo de 30 (trinta) pontos será excluído do Concurso.
9.6 Será considerado habilitado
na prova discursiva o candidato que obtiver, no mínimo, 20 (vinte) pontos.
9.7 O candidato que não
atingir o mínimo de 20 (vinte) pontos será excluído do Concurso.
9.8.1 A pontuação dos
títulos será efetuada de acordo com a tabela de títulos, estabelecidos neste
Edital.
10. DA NOTA FINAL DO CONCURSO
11. DOS RECURSOS
11.1 Os recursos poderão ser interpostos e postados no prazo
máximo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir da data da divulgação do
gabarito preliminar ou da data de divulgação dos resultados.
11.2 O recurso deverá ser formalizado e
devidamente fundamentado, mediante modelos de requerimentos específicos –
Formulário de Recurso e Justificativa de Recurso – que estarão disponíveis no site: www.quadrix.org.br.
11.3 O recurso deverá ser individual,
devidamente fundamentado, estar digitado ou datilografado com as seguintes
informações essenciais: nome do Concurso Público, nome do candidato,
identidade, CPF, endereço, telefone, especialidade a que está concorrendo,
número de inscrição e assinatura do candidato, número da questão e embasamento
do recurso.
11.4 O candidato deverá ser claro,
consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo
será liminarmente indeferido.
11.5 Os recursos
deverão ser encaminhados diretamente por via Sedex, diretamente ao INSTITUTO QUADRIX DE TECNOLOGIA E
RESPONSABILIDADE SOCIAL, localizado
à SCLN 113, Bloco C,
Salas 109 e 110, Asa Norte, CEP 70.763-530, Brasília-DF.
11.5.1 Admitir-se-á um único recurso por
candidato, para cada evento específico.
11.6 Não serão aceitos recursos interpostos
por fac-símile, telex, telegrama, internet,
ou outro meio que não seja o estabelecido no item 11.7. acima.
11.8 Se o exame dos recursos resultar em
anulação de questão da prova, a pontuação correspondente a essa questão será
atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Se
houver alteração, por força de impugnações, de gabarito oficial preliminar de
qualquer questão da prova, essa alteração valerá para todos os candidatos,
independentemente de terem recorrido.
11.9 O ponto relativo à questão
eventualmente anulada será atribuído a todos os candidatos.
11.9.1 Caso haja procedência de recurso
interposto dentro das especificações, poderá, eventualmente, alterar a
classificação inicial obtida pelo candidato para uma classificação superior ou
inferior ou, ainda, poderá acarretar a desclassificação do candidato que não
obtiver nota mínima exigida para aprovação.
11.10 Após a análise de todos os recursos
interpostos, os mesmos serão divulgados no site:
www.quadrix.org.br, no momento da
divulgação do gabarito oficial definitivo.
11.11 Serão conhecidos, mas indeferidos, os
recursos inconsistentes, sem fundamentação ou que expressem mero inconformismo
do candidato.
11.12 Em nenhuma hipótese serão aceitos
pedidos de revisão de recursos, recursos de recursos e/ou recurso de gabarito
oficial definitivo.
12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1
As informações sobre o presente Concurso, até a publicação da classificação
final, serão prestadas pelo Instituto Quadrix, pelos telefones: (61) 3963.4717/
4718, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e pela internet, no site: www.quadrix.org.br, sendo que após a
competente homologação do resultado final, as informações serão de
responsabilidade do Conselho Federal de Psicologia.
12.3 O resultado final do
Concurso será homologado e publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, nos endereços eletrônicos: www.quadrix.org.br e www.pol.org.br.
12.4 O
candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem
divulgados na internet, nos endereços
eletrônicos: www.quadrix.org.br e www.pol.org.br, sendo de inteira
responsabilidade do candidato o seu acompanhamento, não podendo ser alegado
qualquer espécie de desconhecimento.
12.5 O prazo de validade do
Concurso será de 12 (doze) meses.
12.6 Durante o prazo de
validade do Concurso, o candidato considerado habilitado deverá apresentar os
documentos para comprovação dos requisitos exigidos para a certificação,
especificados no subitem 3.2 deste edital.
12.7 Os documentos deverão ser
entregues no Conselho Regional de Psicologia em que o candidato estiver
inscrito.
12.9 Os casos omissos serão
resolvidos pelo Instituto Quadrix juntamente com o Conselho Federal de
Psicologia.
12.10 O Conselho Federal de Psicologia e o
Instituto Quadrix se eximem das despesas decorrentes de viagens e estadas dos
candidatos para comparecimento a qualquer fase.
12.11 O candidato deverá manter seu endereço
atualizado no Instituto Quadrix, enquanto estiver participando do Concurso e,
posteriormente, se habilitado, no Conselho Federal de Psicologia. São de
inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não atualização
de seu endereço.
12.12 Toda
menção a horário neste Edital e em outros atos dele decorrentes terá como
referência o horário oficial de Brasília.
12.13
Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais atualizações ou retificações,
enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito,
circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado nos sites:
www.quadrix.org.br e www.pol.org.br.
12.14 Legislação com entrada em vigor após a
data de publicação deste edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos
a ele posteriores, não serão objetos de avaliação na parte objetiva do presente
Concurso.
12.15
Decorridos 90 (noventa) dias da data da homologação e não caracterizando
qualquer óbice, é facultada a incineração da prova e demais registros escritos,
mantendo-se, porém, pelo prazo de validade do Concurso Público, os registros
eletrônicos.
12.16
Sem prejuízo das sanções criminais cabíveis, a qualquer tempo, o Conselho
Federal de Psicologia poderá anular a inscrição, prova ou admissão do
candidato, verificadas falsidades de declaração ou irregularidade no Certame.
13. DO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
13.1 NEUROPSICOLOGIA
1.
Introdução à Neuropsicologia. Histórico da Neurologia
e da Neuropsicologia. Neuropsicologia hoje – caracterização da especialidade.
Avaliação psicológica x neuropsicológica – especificidades da técnica.
Entrevista e técnicas de observação neuropsicológica. Comportamentos
indicativos de enfermidade cerebral. 2. Bases Anatômicas e Fisiológicas
do Sistema Nervoso. Estrutura dos neurônios e sinalização
neuronal. Mecanismos excitatórios e inibitórios. Estrutura cerebral cortical e subcortical –
funções. Córtices unimodais e heteromodais. Bases neuroanatômicas da cognição.
3. Funções Neuropsicológicas. Raciocínio e o
conceito de inteligência amplificado. Modalidades atencionais. Linguagem e
habilidades acadêmicas. Percepção e visuoconstrução. Habilidades mnemônicas.
Funções executivas e afetivas. Integração funcional das habilidades cognitivas.
4. Testes Psicológicos aplicados à Neuropsicologia. Como são construídos os testes. Escalas de desenvolvimento.
Escalas adaptativas. Testes que avaliam Raciocínio e Capacidade intelectual.
Testes que avaliam Atenção. Testes que avaliam Linguagem. Testes que avaliam
Percepção e Visuoconstrução. Testes que avaliam Memória. Testes que avaliam
Funções Executivas e Afetivas. 5.
Métodos e Técnicas da Investigação Neuropsicológica. Técnicas
específicas para avaliação da criança, do adulto e do idoso. Programação das
sessões de avaliação a partir do levantamento de hipóteses. Elaboração do
diagnóstico neuropsicológico em função da consistência dos resultados obtidos a
partir dos instrumentos utilizados, da história do indivíduo e de seu
comportamento em avaliação. Definição de encaminhamentos e programação do tratamento.
Elaboração de relatório neuropsicológico. 6. Enfermidades Neurológicas e
Multidisciplinaridade. Enfermidades Neurológicas
Infantis. Epilepsias. Distúrbios do Sono. Distúrbios do Movimento. Danos
Cerebrais Agudos. Afasias. Agnosias. Demências. Reabilitação neuropsicológica
da criança, do adulto e do idoso.
13.2 PSICOLOGIA CLÍNICA
1. Elementos gerais
sobre a prática clínica: Psicologia Clínica e Políticas Públicas para a Saúde
no Brasil; A função do psicólogo nos campos da promoção, prevenção, tratamento,
vigilância e atenção integral à saúde e reabilitação em hospitais,
consultórios, clínicas multidisciplinares, postos e/ou centros de saúde,
centros comunitários, organizações não governamentais. Modalidades de atuação
do psicólogo clínico: em relação à forma de atendimento: atendimento
individual, grupal, institucional, em pequenas comunidades; em relação ao
público-alvo: crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais, famílias;
profissionais de saúde; em relação ao objetivo da intervenção: orientação
profissional, psicoterapia, intervenções psicoeducativas, intervenções
terapêuticas breves, grupos de recepção, grupos de sala de espera, reflexão
sobre a tarefa assistencial, grupos operativos, reabilitação. O psicólogo
clínico e o trabalho interdisciplinar. Histórico das práticas terapêuticas
psicológicas. Elementos básicos da relação terapêutica: estabelecimento do
vínculo, diagnóstico, plano de tratamento, contrato terapêutico, avaliação da eficácia
e término do tratamento psicológico. Processos psicológicos básicos e seus
fundamentos. As alterações das funções e estruturas psicológicas. Métodos e
técnicas de avaliação psicológica no contexto clínico. Código de ética para o
exercício profissional dos psicólogos nas questões concernentes à prática
clínica, incluindo a ética do psicólogo clínico em pesquisas com seres humanos.
2. Elementos Pertinentes aos Sistemas Psicológicos. No âmbito das Terapias
Cognitivas e Comportamentais: Procedimentos de intervenção. Formulação de
casos. A prática clínica baseada nos princípios elementares do comportamento e
de seus processos afetivos, cognitivos, sociais e institucionais concomitantes.
Técnicas das terapias cognitivas e comportamentais. Formulação e tratamento de
quadros relacionados no CID 10 e no DSM-IV. Prática baseada em evidências. No
âmbito das Psicoterapias Humanista. A Psicologia e o Humanismo Moderno,
entendido como aquele no qual o ser humano é concebido e afirmado como fonte de
suas representações e de seus atos, seu fundamento-sujeito. A Fenomenologia de
Husserl, Heidegger e Sartre como método nas psicoterapias existenciais. As
relações entre metafísica e fenomenologia. O método fenomenológico na
Gestal-terapia. A idéia de liberdade em Sartre como condição de possibilidade
nas psicoterapias existenciais. Os conceitos de consideração positiva
incondicional, empatia e congruência e suas relações com o postulado de
tendência atualizante no trabalho psicoterapêutico, na Abordagem Centrada na
Pessoa. Os princípios psicoterapêuticos da Abordagem Centrada na Pessoa e os
“grupos de encontro”. As técnicas psicoterapêuticas da Gestal-terapia e seu uso
na prática clínica. No âmbito da Psicanálise. O surgimento da Psicanálise: do
método catártico à associação livre. A hipótese do inconsciente e o
descentramento do sujeito. O princípio de determinação em Psicanálise:
determinismo e causalidade. As pedras angulares da psicanálise: pressuposto de
processos mentais inconscientes, reconhecimento do recalque, resistência e
transferência, importância da sexualidade e Complexo de Édipo. O discurso
teórico da Psicanálise: a metapsicologia e os três pontos de vista (tópico,
dinâmico e econômico). Investigação e cura em Psicanálise. O processo analítico
e a questão da linguagem. As teorias psicanalíticas depois de Freud.
Psicoterapias de orientação psicanalítica: recursos terapêuticos e
procedimentos de intervenção. No âmbito do Psicodrama. Origem do psicodrama.
Jacob Levy Moreno. Técnicas e recursos psicodramáticos. No âmbito das abordagens sistêmicas:
Fundamentos da abordagem sistêmica; abordagem do casal; abordagem da família.
13.3 PSICOLOGIA
DO ESPORTE
1. Histórico da Psicologia do Esporte – no mundo e no
Brasil. 2. Histórico da Educação Física e do esporte: Grécia antiga, jogos
gregos, movimento ginástico, movimento esportivo, jogos olímpicos da era
moderna, história da educação física e esporte no Brasil. 3. Diferentes
abordagens psicológicas na Psicologia do Esporte: Behaviorismo, Cognitivismo,
Teorias Psicodinâmicas, Gestalt, Fenomenologia, Humanismo. 4. Áreas da
psicologia relacionadas com a Psicologia do Esporte: Psicologia do
Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia da Personalidade,
Psicologia Social, Psicobiologia.
13.4 PSICOLOGIA
DO TRÂNSITO
1. Processos psicológicos básicos dos comportamentos dos
diversos usuários da via. 2. Relação entre desenvolvimento humano e
deslocamentos no trânsito. 3. Normas e procedimentos da avaliação psicológica
para candidatos a obtenção de CNH e mudança de categoria: métodos e técnicas de
avaliação psicológica, entrevistas, testes, observação, técnicas projetivas,
laudo, parecer e atestado, funções e estruturas psicológicas necessárias a
aptidão do motorista. 4. Dimensão ética do trabalho do psicólogo de trânsito.
5. Contribuições da psicologia do trânsito às políticas públicas de trânsito,
de promoção, prevenção e assistência à saúde no trânsito e transporte
sustentável. 6. Principais áreas de conhecimentos, competências e habilidades
do Psicólogo de Trânsito. 7. Pesquisa em psicologia do trânsito: planejamento,
métodos e técnicas de investigação. 8. Relação entre as psicopatologias e o
comportamento no trânsito. 9. Uso do álcool, drogas ilícitas e prescritas e suas
implicações no comportamento dos atores no trânsito. 10. Análise e prevenção de
acidentes de trânsito. 11. Circulação humana e urbana: a cidade como fenômeno
psicossocial. 12. Mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida. 13. Análise
crítica e compreensão da relação entre os processos sociais, econômicos e
políticos e a dimensão subjetiva das pessoas em situação de mobilidade e
trânsito. 14. Processos, métodos e dinâmicas educacionais para o
desenvolvimento de cidadania no trânsito.
13.5 PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
1. Desenvolvimento da Psicologia Escolar no Brasil: origens,
atualidades e perspectivas. 2. Psicólogo escolar: função preventiva da atuação
do psicólogo escolar; competências e habilidades para o trabalho na escola e na
comunidade, numa perspectiva intra e interdisciplinar. 3. Políticas públicas em
educação e a Psicologia Escolar – o foco no processo de ensinar e aprender
baseia-se nos princípios do desenvolvimento humano e da estimulação de
potencialidades e enfatiza a valorização pessoal e a cidadania. O
estabelecimento de diretrizes e ações visa efetivar a presença do psicólogo na
rede pública de ensino, com atribuições diferenciadas frente às diferentes
modalidades de práticas educativas e a proposição de estratégias para ampliar a
visibilidade sobre o campo de atuação profissional. 4. Aprendizagem da leitura
e escrita – o aprendiz como sujeito de seu processo de aprendizagem. Aspectos
relacionados ao professor, ao aluno e às práticas pedagógicas. O cotidiano da
sala de aula e o universo afetivo e sociocultural da criança. 5. Motivação da
aprendizagem – conhecimento e implementação de sistemas motivacionais adequados
que incluam a participação direta do professor/aluno e demais integrantes do
sistema educacional. 6. Estratégias de aprendizagem – conhecimento sobre o
conceito e o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem com alunos/
professores/ família, de modo a favorecer o processo de aprendizagem. 7.
Necessidades especiais na aprendizagem – caracterização e orientação da pessoa
com deficiência, empregando métodos e estratégias psicológicas na seleção e na
aplicação de programas especiais de ensino; alternativas de intervenção
diagnóstica: jogos e dinâmicas grupais. 8. Orientação profissional e vocacional
– aplicação de testes de sondagem de aptidões e outros meios, que contribuam
para uma melhor integração do indivíduo no mundo do trabalho e sua conseqüente
auto-realização. 9. Pesquisa psicoeducacional – planejamento e execução de
pesquisas relacionadas à compreensão do processo ensino-aprendizagem e
conhecimento das características psicossociais da clientela (professor, aluno,
diretor e técnicos). 10. Construção de projetos pedagógicos da escola –
planejamento pedagógico, currículo e políticas educacionais, concentrando sua
ação nos aspectos que dizem respeito aos processos de desenvolvimento humano,
da aprendizagem e das relações interpessoais; a prevenção de problemas
escolares. 11. Avaliação educacional – análise dos planos e práticas
educacionais, com a sugestão de implementação de metodologias de ensino que
favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento. 12. Prevenção e a reabilitação de
problemas psicoeducacionais – conhecimento sobre processos de aprendizagem, da
natureza e causa das diferenças individuais, para ajudar na elaboração de
procedimentos educacionais diferenciados capazes de atender às necessidades
individuais. 13. Administração e organização escolar- consultoria escolar;
diagnóstico institucional; planejamento, execução e avaliação de projetos de
capacitação para professores, administradores e equipe técnica. 14. Interação
Escola/Família/Comunidade – supervisão, orientação e execução de trabalhos na
área da psicologia educacional em ambientes acadêmicos e fora da escola,
atuando em situações de ensino formal e informal; atuação preventiva quanto às
questões de sexualidade, violência e a problemática das drogas. 15.Sucesso e
Fracasso Escolares – consideração de que o sucesso e o insucesso escolares não
são acontecimentos estáticos, mas processuais, que dependem das oportunidades
de mediação de aprendizagens importantes para o aluno, que possam desenvolver o
seu potencial para aprender. Professores, pais, colegas, irmãos ou outros
adultos e crianças oportunizam que a criança, qualquer que seja o seu nível
cognitivo, adquira novas aprendizagens em contextos dos mais variados (sala de
aula, brinquedo, rua, casa, pátio de recreio, parques, museus etc.),
transmitindo-lhe os significados da cultura em que vive. 16. Formação de
Professores – o psicólogo escolar como mediador de aprendizagens necessárias ao
professor, visando à apropriação dos conhecimentos produzidos cientificamente
pelas várias áreas da Psicologia, instrumentalizando-se para exercer seu
trabalho nos vários níveis de ensino e problematizar sobre a sua prática. 17. Aspectos
Afetivos, Cognitivos e Sociais Envolvidos no Processo de Ensino-Aprendizagem –
construção do conhecimento mediado por afetos e significações sociais. 18. Os
processos que constituem o cotidiano escolar e suas influências na
escolarização de crianças, jovens e adultos: o caso brasileiro.
13.6 PSICOLOGIA JURÍDICA
1. Psicologia Jurídica: aspectos históricos, éticos e
interdisciplinares. Conceituação, histórico e campos de atuação da Psicologia
Jurídica. A complexidade do trabalho interdisciplinar. Ética e limites de
atuação do psicólogo jurídico.
13.7 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
1.
Transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações. 2. Análise e
desenvolvimento organizacional. 3. Cultura organizacional: paradigmas,
conceitos, elementos e dinâmica. 4. Poder nas organizações. 5. Clima
organizacional: evolução conceitual, componentes e estratégias de gestão. 6.
Suporte organizacional. 7. Liderança nas organizações. 8. Processo de
comunicação na organização. 9. Grupos nas organizações: abordagens, modelos de
intervenção e dinâmica de grupo. 10. Equipes de trabalho: crenças, satisfação,
conflitos e desempenho de equipes. 11. Desempenho do indivíduo no trabalho. 12.
Avaliação de desempenho. 13. Condições e organização do trabalho: trabalho
prescrito, ambiente físico, processos de trabalho e relações sócio-profissionais.
14. Carga de trabalho e custo humano: atividade, tarefa e condições de
trabalho. 15. Trabalho, subjetividade e saúde psíquica. 16. Segurança no
trabalho e saúde ocupacional. 17. Fatores psicossociais da DORT e outros
distúrbios relacionados ao trabalho. 18. Análise de tarefa e desenho do
trabalho. 19. Recrutamento, seleção de pessoal e desligamento. 20. Treinamento
e desenvolvimento de pessoal: levantamento de necessidades, planejamento e
avaliação. 21. Acompanhamento psicossocial. 22. Pesquisa e intervenção nas
organizações: planejamento, instrumentos (escalas, questionários, documentos,
entrevistas, observações), procedimentos e análise. 23. O indivíduo e o
contexto organizacional: variáveis individuais, grupais e organizacionais. 24.
Vínculos do indivíduo com o trabalho. 25. Cognição organizacional. 26.
Ergonomia. 27. Saúde no trabalho. 28. Gestão de comportamento nas organizações.
29. Metodologia de pesquisa e intervenção. 30. Papel do psicólogo e implicações
éticas.
13.8 PSICOLOGIA SOCIAL
1. Psicologia Social: raízes epistemológicas da Psicologia
Social. 2. Fundamentos teóricos e metodológicos da Psicologia Social. 3.
Teorias e práticas de intervenção psicossocial na comunidade. 4. Grupos,
organizações e instituições. 5. Categorias étnico-raciais, de gênero,
geracionais, de orientação sexual e de classes sociais e suas intersecções com
a Psicologia Social. 6. Psicologia Social e Movimentos Sociais. 7. Psicologia
Social e Políticas Públicas. 8. Psicologia Social e Saúde Coletiva. 9. Psicologia
Social e Educação. 10. Psicologia Social e Trabalho. 11. Direitos Humanos e
Psicologia Social. 12. O compromisso ético-político do psicólogo social.
13.9 PSICOMOTRICIDADE
1. Histórico: Aspectos Filosóficos da
Psicomotricidade. Evolução dos conceitos da Psicomotricidade de debilidade
mental a corpo afetivo sem expressão. Evolução da Prática Psicomotora na visão
global do indivíduo. A Psicomotricidade no Brasil e suas diversas
correntes. 2. Áreas da Psicomotricidade. Aspectos Fundamentais da
Psicomotricidade. Aspectos neurológicos da Psicomotricidade. Psicomotricidade
Relacional. Psicomotricidade Evolutiva do Desenvolvimento.
Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers. Técnica de Relaxação. Técnicas de
Expressão Psicomotora. Equoterapia. A Clínica Psicomotora. 3. Avaliação
Psicomotora por meio de testes psicológicos (avaliar o conhecimento das
possibilidades de realização de uma avaliação psicomotora; avaliar o afetivo
através do desenho, enfatizando esquema e imagem corporal e relacionamentos;
avaliar a maturação das funções cognitivas a partir de 7 anos; avaliar a
maturação neurológica e perceptiva em crianças menores; avaliar a capacidade de
realização do desenvolvimento psicomotor em crianças menores; avaliar os
aspectos da psicomotricidade de
13.10 PSICOPEDAGOGIA
1. Especificidade e Conceituação da Psicopedagogia.
Psicopedagogia como área de atuação, de conhecimento e de pesquisa. Objeto de
estudo e âmbito de atuação da Psicopedagogia. Bases teóricas e organização
interdisciplinar. Fundamentos da prática: diferentes abordagens, diferentes
estilos do ensinar e do aprender. Ética do trabalho psicopedagógico. 2.
Psicopedagogia e Áreas do Conhecimento. Desenvolvimento cognitivo e processos de
pensamento lógico-matemático. Desenvolvimento emocional e afetivo e implicações
na aprendizagem. Desenvolvimento da linguagem e aquisição da leitura e da
escrita. esenvolvimento psicomotor e implicações na aprendizagem. Aprendizagem:
diferentes conceitos e suas articulações com Áreas da Educação e da Saúde. A
Etiologia dos problemas de Aprendizagem. 3. Psicopedagogia e Contextos de
Aprendizagem. Psicopedagogia e contexto familiar; estudos sobre família e
educação; modalidades de aprendizagem na família; família e problemas de
aprendizagem. Educação e Aprendizagem; política educacional e sistemas de
ensino; legislação educacional; inclusão; cultura, sociedade e ideologia;
pensamento contemporâneo. Psicopedagogia e contexto institucional educacional;
relações de poder e saber na escola; dinâmica institucional e estilos de
ensinar. Psicopedagogia em outros contextos: nas empresas e nos hospitais. A
Clínica Psicopedagógica como contexto de aprendizagem. 4. Diagnóstico e
Intervenção Psicopedagógica. Fundamentos do diagnóstico psicopedagógico nos
vários contextos. Fundamentos da intervenção psicopedagógica nos vários
contextos. Instrumentos de avaliação: da linguagem (escrita, oral, simbólica);
dos processos lógico-matemáticos; do desenvolvimento psicomotor; do desenvolvimento
afetivo, cognitivo e emocional em seu vínculo com o aprender. Avaliação dos
aspectos dinâmicos e psicossociais de grupos e instituições em seus vínculos
com o aprender. Integração entre diagnóstico e intervenção. 5. Pesquisa em
Psicopedagogia. Metodologia da pesquisa em Psicopedagogia. Projetos de pesquisa
e projetos de prestação de serviço. Pesquisa para o desenvolvimento de recursos
e instrumentos próprios de trabalho.
Humberto
Cota Verona
Presidente do Conselho Federal de
Psicologia – CFP