dicas para candidatos

Algumas orientações e dicas para alcançar seus objetivos.

CONSIGA O APOIO DE SUA FAMÍLIA

O seu estudo depende da compreensão e apoio daqueles que o rodeiam. Convença-os disso e de que precisa conseguir o máximo de tempo para estudar. A aprovação deve ser uma meta e uma conquista da família. O apoio dos pais e do(a) companheiro(a) conforta e diminui o estresse.

SAIBA INVESTIR

Não compre todo o material à disposição no mercado de concursos. Escolha materiais que tenham textos explicativos e atualizados. Compare as opções e escolha pelo critério de qualidade. Peça opinião ao seu professor quanto ao material que deseja adquirir. Material não é custo, é investimento!

NÃO MENOSPREZE OS OUTROS CANDIDATOS

Às vezes, os candidatos ao nosso redor não estão se dedicando e achamos que o concurso será fácil. Não se iluda! Muitos candidatos seguem dicas como estas que você está lendo. Não pense que é o único que está verdadeiramente querendo passar em concurso. Estude. Há muitos que também estão empenhados!

ESTUDAR SOZINHO?

Professores e colegas podem ajudá-lo, mas você precisa de um tempo para estudar sozinho. Há detalhes da matéria que necessitam de amadurecimento e só são de fato apreendidos por meio de uma análise individual. Por outro lado, pode ser interessante manter um pequeno grupo para resolver e discutir exercícios. Um grupo empenhado funciona como um elemento motivador, que auxilia a manutenção do ritmo e do interesse.

JUNTE-SE AOS MELHORES

Não se compare com aqueles que não têm chance. Não adianta estar entre os 30% melhores. Você deve fazer parte do grupo dos melhores. Se fizer simulados, compare-se com os primeiros lugares. Converse com os melhores alunos do seu cursinho: veja como eles estudam, o material que usam. Entre para o grupo deles.

TENHA DISCIPLINA

Procure fazer um planejamento, de modo a obter um ritmo de estudo progressivo. Organize seu material, prepare-se para uma rotina bem marcada. Poupe energia para seu estudo. Valorize o seu dia. Seja moderado, procure maneiras rápidas de descansar a mente.

NÃO DESPREZE DISCIPLINA ALGUMA

A sua aprovação depende do sucesso em todas as disciplinas. Não pense que uma disciplina de pouco peso não deva ser estudada. Todo ponto é importante. Notas altas em poucas disciplinas não irão suprir pontos que perderá em uma disciplina que desconheça. Por não estudar determinada matéria, você perderá muitos pontos fáceis e poderá perder sua vaga!

SEJA SELETIVO

Descubra quais são as matérias em que você pode evoluir mais e fazer mais pontos. Estudar o que se sabe menos é desgastante, porém pode ser bem mais lucrativo do que refinar conhecimentos nos campos em que já se possui uma certa qualificação e em que há muitos pontos garantidos.

ENCONTRE SUA MANEIRA DE RELAXAR

Cada um possui uma maneira própria de relaxar. Evite exercícios físicos pesados ou atividades que possam deixá-lo exausto. Dê preferência a atividades leves, como caminhadas, que ajudam a oxigenar melhor o cérebro.

NUNCA É SUFICIENTE

Nunca pense que já estudou o bastante. Aqueles que estão se preparando seriamente estudam de quatro a oito horas por dia. Interesse-se pelos assuntos, queira saber sempre mais. Você só descobrirá se sua preparação foi suficiente no dia da prova. Seja incansável na busca pelos meios de se superar.

MANTENHA O SONHO VIVO

Se você está prestando concurso, deve haver uma boa razão para isso. Apoie-se nesse motivo para encontrar forças e superar suas dificuldades. Se estiver cansado, abatido ou desanimado por um problema qualquer, pense no que deseja e no que o faz estudar. Deixe-se envolver por essa imagem de um futuro promissor, entusiasme-se com seu próprio sonho. À medida que ele for se apoderando de você, mais energia você terá para estudar.

DIMINUA O RITMO NA VÉSPERA

Faltando um ou dois dias para o dia da prova, você não conseguirá aprender tudo o que ainda não viu. Relaxe. Repasse os tópicos sem pressa e superficialmente. Evite atividades que exijam muita concentração e uma atenção redobrada. Essa capacidade é extremamente importante para uma boa prova.

TEXTOS: LEIA PRIMEIRO AS QUESTÕES

Normalmente, um texto está relacionado a várias questões. Antes de ler um texto longo, descubra os pontos que merecem especial atenção na leitura. Seja objetivo.

CONHEÇA O LOCAL ANTES DA PROVA

Visite o local da prova alguns dias antes. Se a prova for em uma cidade diferente da sua, vá com certa antecedência, encontre lugares confiáveis para comer e um bom alojamento. No local da prova, procure observar se há fontes de barulho, problemas com iluminação e o tipo das carteiras. Envolva-se com o ambiente; isso lhe dará uma sensação de segurança e conforto.

NÃO CHEGUE EM CIMA DA HORA

O horário de fechamento dos portões é rigoroso. Procure estar no local com pelo menos uma hora de antecedência do horário de início da prova.

SE A PROVA ESTIVER DIFÍCIL, VALE PARA TODOS

Se começar a resolver a prova e achá-la mais difícil do que esperava, mantenha a calma. Ela estará difícil para todos. Normalmente aquele que acha a prova muito fácil é porque nem conseguiu perceber do que, verdadeiramente, tratavam as questões. Então não esqueça: A prova é igual para todos.

MATERIAL PARA REALIZAR A PROVA

Para o dia da prova, compre todo o material que achar necessário. Leve quantas canetas e lápis achar conveniente. Material pode sobrar, jamais faltar! Mas leia o edital do concurso e verifique quais são os materiais permitidos.

NÃO CORRA O RISCO DE SE ATRASAR NA MATÉRIA

Às vezes, quando nos defrontamos com tópicos complicados, ficamos inventando desculpas para interromper nosso estudo. Enfrente os tópicos que lhe causam problemas!