Segurança na Internet

Dicas Gerais

Mantenha sempre seu antivírus atualizado e instalado no computador que você utiliza.
Não execute operações, nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter vírus, cavalos de troia e outras aplicações prejudiciais. Embora ocultas para o usuário, elas permitem a ação de hackers, com base em informações capturadas após a digitação no teclado.

Em casos de contaminação, a única maneira de garantir a "limpeza", é a formatação da máquina.
Só utilize equipamento efetivamente confiável. Não realize operações em equipamentos públicos como Cybercafés, Lan Houses, Internet Lounge, em equipamentos que não tenham programas antivírus atualizados nem em equipamentos desconhecidos.
Não use programas piratas ou de origem desconhecida.

Evite sites arriscados e só faça downloads (transferência de arquivos para o seu computador) de sites que conheça e saiba que são confiáveis.
Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois, geralmente, incorporam melhores mecanismos de segurança.

Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta também seus mecanismos, as políticas de segurança e a confiabilidade da empresa.

Cuidados com a Senha

• Não anote sua senha, memorize-a.

• Troque sua senha periodicamente.

• Use senhas alfanuméricas.

• Jamais revele sua senha a terceiros.

• Não utilize números que possuem ligação com você, como: Telefone, RG, CPF/CNPJ, datas de nascimento etc.

• Não utilize senhas com números repetidos ou sequenciais, como: 112233, 157157, 123456.

• Recomendamos não gravar suas senhas em recursos disponíveis no computador para acessos automáticos em sites, e-mails, redes sociais e navegadores. Procure memorizá-las e trocá-las periodicamente.

Instale e use um Firewall Pessoal

O Firewall - "parede de fogo", em inglês - é um programa que tem por objetivo aumentar a segurança do computador.
Quando ativado, protege o computador de acessos não autorizados.
Há muitos softwares desse tipo (inclusive gratuitos) que possibilitam diferentes níveis de segurança.

Pragas Virtuais: Fique Atento!

Vírus

O vírus é um programa malicioso que se anexa a outro programa para se espalhar. Ele se reproduz automaticamente, alterando a forma como o computador funciona sem o conhecimento do usuário, além de infectar os computadores pelos quais se desloca. O vírus é transmitido de computador para computador, através de downloads ou através de cópias de CDs, DVDs, pen-drives ou disquetes.

Worm

O worm, assim como o vírus, é capaz de se auto-reproduzir. Porém, o worm se espalha automaticamente, controlando e obtendo informações de transmissão de dados da máquina infectada. O worm não depende da ação humana para se espalhar, ele é capaz de enviar cópias de si mesmo a todos os contatos da agenda de emails da vítima, por exemplo. O perigo do worm está na capacidade de se replicar em grande volume, infectando centenas de máquinas em poucos minutos.

Cavalo de Tróia (ou Trojan Horse)

O cavalo de tróia é um código malicioso que se esconde sob a forma de algo útil ou inofensivo, assim como é contado na mitologia grega. Diferente do vírus e do worm, ele não se reproduz nem se espalha automaticamente. É necessário que o arquivo seja executado para que o programa seja instalado. Geralmente os cavalos de tróia são anexos de emails ou links de páginas falsas, que quando são abertos instalam o programa mal intencionado.

Adote os seguintes procedimentos preventivos:

1. Nunca abra email de origem desconhecida ou duvidosa. Se você não solicitou a mensagem e não conhece o remetente, delete o email, sem abrir;
2. Mantenha o seu programa antivírus sempre atualizado e ativo;
3. Passe o antivírus em pendrives e cartões de memória antes de abri-los;
4. Cuidado com arquivos baixados de sites de procedência duvidosa;
5. Não execute um arquivo recebido pela internet, sem antes passá-lo por um programa de antivírus.